2 Os judeus, por sua vez, objeto da ira divina —1Por isso és inescusável, ó homem,quem quer que sejas, que te arvoras em juiz. Porque, julgando a outrem, condenas a ti mesmo, pois praticas as mesmas coisas, tu que julgas. 2Sabemos que o julgamento de Deus se exerce segundo a verdade contra aqueles que praticam tais ações. 3Ou pensas tu, ó homem, que julgas os que tais ações praticam e tu mesmo as praticas, que escaparás ao julgamento de Deus? 4Ou desprezas a riqueza da sua bondade, paciência e longanimidade, desconhecendo que a benignidade de Deus te convida à conversão? 5Ora, com tua obstinação e com teu coração impenitente estás acumulando ira para o dia da ira e da revelação da justa sentença de Deus, 6que retribuirá a cada um segundo suas obras:7a vida eterna para aqueles que pela constância no bem visam à glória, à honra e àincorruptibilidade; 8a ira e a indignação para os egoístas, rebeldes à verdade e submisso a injustiça. 9Tribulação e angústia para toda pessoa que pratica o mal, para o judeu em primeiro lugar, mas também para o grego; 10glória, honra e paz para todo aquele que pratica o bem, para o judeu em primeiro lugar e também para o grego. 11Porque Deus não faz acepção de pessoas.
Não obstante a Lei —12Portanto, todos aqueles que pecaram sem Lei, sem Leiperecerão; e todos aqueles que pecaram com Lei, pela Lei serão julgados. 13Porque não são os que ouvem a Lei que são justos perante Deus, mas os que cumprem a Lei é que serão justificados. 14Quando então os gentios, não tendo Lei, fazem naturalmente o que é prescrito pela Lei, eles, não tendo Lei, para si mesmos são Lei;15eles mostram a obra da lei gravada em seus corações, dando disto testemunho sua consciência e seus pensamentos que alternadamente se acusam ou defendem… 16no dia em que Deus — segundo o meu evangelho — julgará, por Cristo Jesus, as ações ocultas dos homens. 17Ora, se tu te denominas judeu e descansas na Lei e te glorias em Deus, 18tu que conheces sua vontade e que, instruído pela Lei, sabes discernir o que é melhor, 19que estás convencido de ser o guia dos cegos, a luz dos que andam nas trevas, 20educador dos ignorantes e mestre dos que não sabem,possuindo na Lei a expressão da ciência e da verdade… 21ora tu, que ensinas aos outros, não ensinas a ti mesmo! pregas que não se deve furtar, e furtas! 22proíbes o adultério e cometes adultério! abominas os ídolos e despojas seus templos! 23Tu, que te glorias na Lei, estás desonrando a Deus pela transgressão da Lei, 24pois, como está escrito: por vossa causa o nome de Deus está sendo blasfemado entre os gentios.
Não obstante a circuncisão —25Certamente a circuncisão é útil, se observas a Lei; masse és um transgressor da Lei, tua circuncisão torna-se incircuncisão. 26Se, portanto, o incircunciso guardar os preceitos da Lei, porventura sua incircuncisão não será considerada circuncisão? 27E o fisicamente incircunciso, cumpridor da Lei, julgará a ti que, apesar da letra e da circuncisão, és transgressor da Lei. 28Pois o verdadeiro judeu não é aquele que como tal aparece externamente, nem é verdadeira circuncisão a que é visível na carne: 29mas é judeu aquele que o é no interior e a verdadeira circuncisão é a do coração, segundo o espírito e não segundo a letra: aí está quem recebe louvor, não dos homens, mas de Deus.